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Especialista aponta vantagens e riscos para as empresas da exposição nas redes sociais


A presença em massa de usuários nos meios digitais é um fenômeno que a cada dia ganha mais adeptos, o que tem feito com que empresas de diversos segmentos se rendam a essa nova realidade, utilizando esses canais para se aproximar do seu público e interagir com ele de forma mais rápida e direta.

A inclusão de perfis das empresas, divulgação de notícias e novos produtos nas redes sociais parece ser um caminho sem volta, porém, é necessário manter uma postura crítica nessa exposição para evitar que o uso dessa ferramenta tão poderosa acabe se tornando nociva para a imagem da empresa. 

Segundo Mazé Rosolino*, coordenadora do curso de Relações Públicas com ênfase em Comunicação Integrada da Universidade Anhembi Morumbi, as companhias devem atentar para o fato de que a participação nas redes sociais sugere troca, diálogo e conhecimento do perfil do seu seguidor. “Ao se expor, as empresas devem ter ciência do poder da interatividade com o seu público e usá-lo a seu favor”, afirma. 

Quanto à escolha da rede social a ser adotada, a professora recomenda que a companhia avalie o seu tipo de negócio, identifique onde está o seu público-alvo, para então aderir a que atende ao seu perfil. “É importante que se entenda quais são os objetivos de comunicação para que, a partir dele, sejam propostas estratégias e ações que se adéquam melhor ao formato da ferramenta escolhida”, sugere a professora.

5 Dicas para usar as redes sociais a favor da sua empresa

  1. Identificar em quais redes sociais está presente o seu público-alvo e desenvolver ações específicas nesses canais;
  2. Divulgar conteúdos e assuntos de interesse geral, que sejam relevantes não só para a empresa, mas também para o seu público;
  3. Abrir canais de comunicação para troca de ideias e opiniões sobre as ações e conteúdos divulgados;
  4. Agir sempre com transparência, mesmo em momentos de crise;
  5. Atentar para o teor das informações publicadas nos meios digitais. Uma exposição equivocada nas redes sociais pode comprometer seriamente a imagem da empresa.


*Mazé Rosolino é mestre em Hospitalidade, com estudo voltado para a área de hospitalidade virtual. Tem experiência na área de Comunicação, com mais de 10 anos de atuação no mercado editorial, em especial na área de Marketing Editorial. Atualmente, coordena os cursos de Produção Editorial com ênfase em Multimeios e Relações Públicas com ênfase em Comunicação Integrada na Universidade Anhembi Morumbi. A especialista está à disposição para entrevistas.

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