Dicas

Torne seu estudo mais eficiente

A vida universitária n?o é fácil e fica ainda pior quando chega a época das provas. Abaixo, escrevo algumas dicas para se ter sucesso na hora dos estudos.

Primeiro, você deve prestar atenção na aula, se n?o entender o que o professor esta falando, pergunte, e se precisar, peça para repetir. Nunca fique com dúvida, se sair com o conteúdo assimilado da sala, economizará horas de estudos no futuro.

Cada pessoa tem sua maneira de guardar o conteúdo, alguns anotam, outros gravam, tem aqueles que só prestam atenção. Lembre-se! É sempre importante ter materiais de apoio para consultar em caso de dúvida. Se faltou em dia de aula, n?o perca tempo, peça a um colega suas anotações emprestadas e copie.

Aluno bom é aquele que vai além da sala de aula, que n?o fica satisfeito apenas com o conteúdo dado pelo professor. Toda vez que puder, pesquise mais sobre o assunto, principalmente aqueles que achou mais interessante. Além de estimular a mente você aprende mais.

Seguindo as dicas acima, as próximas ficam mais fáceis, pois a matéria estará “fresquinha” em sua mente.

O local de estudos deve ser organizado, bem iluminado, arejado, confortável e sem distrações. Limpe a mesa e deixe apenas o material necessário para estudos. Escreva uma lista de tarefas e comece sempre pela matéria mais difícil. Faça uma coisa de cada vez, a preocupação com varias tarefas pode atrapalhar a concentração.

Distração é fundamental para a mente também. N?o passe horas em frente ao livro, isso também faz mal. A cada hora levante, espreguice, tome um copo de água e retorn aos estudos. O tempo de estudo vai depender de você e da sua capacidade de assimilação. Só pare de estudar quando tiver certeza que sabe todo o conteúdo.

Se estiver com dificuldades, peça ajuda ao professor, a um amigo ou a seus pais. A vezes temos dificuldade em algumas matérias e precisamos nos dedicar mais a elas. Ofereça ajuda a um colega sobre assunto que domine.

Ent?o agora e só começar! Bom estudos!