Dicas

Dá trabalho organizar a mesa de trabalho

Passamos mais horas no trabalho do que em casa, não é verdade? De acordo com o Feng Shui, o nosso ambiente de trabalho deve ser agradável e devemos ter a mesa organizada para um melhor desempenho. A correria do dia a dia torna a organização da mesa de trabalho uma tarefa complexa, mas não impossível.

Seguem algumas dicas de como organizar a mesa de trabalho para tornar o ambiente agradável e produtivo:
Vou usar como base duas técnicas a D´Olho na Qualidade (5S)* e o Feng Shui**:

1. Estabeleça um dia da semana para dar um geral da mesa. Retire tudo na mesa e faça a LIMPEZA do local, use detergente dissolvido em água ou lustra móvel. Deixe apenas o computador, o telefone e um calendário.

2. Aplique o DESCARTE pegue um saco de lixo é tudo que não está sendo usado ou não serve mais jogue fora, o já foi resolvido e precisa ser guardado, arquive. Deixe apenas na mesa o que usa com mais frequência ou o que precisa ser resolvido.

3. Depois vamos a ORGANIZAÇÃO da mesa. Nessa etapa vamos aplicar o FEN SHUI para que as energias fluam de maneira harmônica.
• Sabedoria: esse canto fica do lado esquerdo e representa a nova busca por desenvolvimento intelectual, é onde devem ficam os livros e apostilas.

• Família: está do lado esquerdo e para ativar esse espaço você deve colocar uma planta ou porta retrato que represente a união e a vida.

• Prosperidade: simboliza fartura e riqueza, também do lado esquerdo. Deixe algum objeto dourado ou um cristal nesse local.

• Sucesso: simboliza marketing pessoal ou reconhecimento pessoal, também do lado esquerdo. Nesse local deixar algum objeto vermelho, pois essa cor simboliza poder.

• Trabalho: E a parte central da mesa e simboliza as tarefas do trabalho, é onde devem ficar o computador ou notebook.

• Relacionamento: representa parcerias é um ótimo local para deixar os cartões de visita. Fica do lado direito da mesa.

• Criatividade: Estimula boas ideias e projetos novos, fica do lado direito. Artesanato ou Ilustrações ativam esse espaço.

• Amigos: simboliza os clientes e a rede de contatos. Fica do lado direito e o melhor objeto para ativar esse local é o telefone ou celular.

4. Uma vez por semana, faça a HIGIENE do seu local de trabalho e mantenha as coisas organizadas. A manutenção da limpeza e organização é importante para deixar o ambiente sempre agradável.

5. Objetos pontudos como estiletes e tesouras liberam energia negativa, esconda-os nas gavetas. Objetos que não podem faltam na sua mesa: porta canetas com itens essenciais de uso diário, bloco de anotações ou um caderno, para listar as tarefas do dia. Tenha uma gaveta para os itens de material de escritório e organize a papelada da sua mesa em categorias.

6. Deixe 15 minutos, antes de ir embora, para deixar tudo em ordem e limpo para o dia seguinte. Nada de papéis e copos sujos em cima da mesa.

Seu chefe vai adorar saber que você é organizado e produtivo!

* baseado em cinco fases descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida. O método oportuniza mudanças de hábitos para o desenvolvimento das pessoas e a melhoria do ambiente de trabalho.
** é conjunto de técnicas de criação de ambientes harmoniosos.

Compartilhe nas redes sociais: