Criatividade Cultura Dicas

Organize seus livros em uma estante flutuante e invisível

Sabe aqueles livros que ficam escondidos em uma caixa por falta de espaço? Depois dessa dica, eles vão fazer parte da decoração da sua casa ou escritório de uma forma criativa e inovadora.

estante-invisivel-flutuante-2

A ideia é organizar os livros em uma estante flutuante e invisível, ganhando espaço e criando um efeito visual impactante a primeira vista. Você pode fazer várias dessas prateleiras e ainda organizar os livros por tipo de literatura por exemplo.

estante-invisivel-flutuante-3

Já havia lido sobre essa dica em vários lugares, mas em todos eles era usado um suporte específico para prateleira flutuante, com design patenteado e premiado de Miron Lior, e vendido na Amazon por US$ 18,95. Resolvi colocar aqui no Papo agora, pois encontrei um post no blog Já Sabia, que utiliza cantoneiras comuns (dessas vendidas em lojas de material de construção) para criar as estantes.

suporte-prateleira-invisivel-amazon

Vou parar de enrolação e ir para o passo-a-passo.

Materiais

• Furadeira
• Cantoneiras
• Trena
• Buchas plásticas
• Parafusos
• Broca do tamanho do parafuso e da bucha
• Fita dupla face de grande aderência
• Lápis
• Chave de fenda
• Tesoura
• 1 livro de capa dura (que você não poderá precisar dele por um bom tempo)

instalacao-estante

Como fazer

1. Com o auxílio da trena, marque na parede a altura onde será fixado o suporte da prateleira;
2. Posicione a cantoneira e marque com o lápis a posição dos furos;
3. Fure a parede;
4. Coloque as buchas plásticas nos buracos;
5. Fixe as cantoneiras na parede com parafusos;
6. Dependendo da cantoneira, será necessária mais de uma para poder segurar os livros, nesse caso fixe uma paralela à outra em uma medida menor que a largura do livro deitado. Caso utilize a cantoneira vendida na Amazon ou similar, basta apenas uma unidade para segurar os livros;

suporte-prateleira-adaptavel

7. Fixe a fita dupla face na parte inferior das cantoneiras;
8. O primeiro livro é o que dará o efeito de invisibilidade e fará parecer que a estante está flutuando. Cole a contra capa do livro (de capa dura) na parte debaixo da prateleira caso esteja usando braçadeiras normais. No caso do suporte da Amazon, ele vem com dois prendedores abaixo para segurar a capa;
9. Feche o livro sobre a prateleira e organize os outros livros em cima; como o livro da base servirá de suporte para todos os outros, opte por usar um livro mais largo nesta posição.

estante-invisivel-flutuante-livro
estante-invisivel-flutuante-1
estante-invisivel-flutuante-5
estante-invisivel-flutuante-4

Compartilhe nas redes sociais:

Comentários

  1. não entendi como que o livro fica com a página fechada…

      1. Bruno, a parte de dentro da capa fica colada na base da cantoneira pela fita dupla face. Depois de colada, basta fechar o livro para esconder a cantoneira. Acho que essa era sua dúvida não?

        Abraços

        1. Eu colaria um pequeno imã na capa dura do livro no lugar da fita… o imã grudaria na cantoneira metálica mas seria possível remove-lo sem correr o risco de estragar o livro…

  2. então deve-se usar um livro 'descartável' ,ou 'menos importante', já que a fita dupla-face colará na capa e se for retirado este livro provavelmente danificará a capa. Dependendo da espessura da cantoneira talvez seja necessário fazer sulcos (cortar) algumas das últimas folhas do livro para que não de a impressão de estar 'aberto' e acabar dando para notar que tem algo dentro dele.

    1. Boa dica Maivo. Realmente, dependendo da espessurada cantoneira, corre-se o risco do resultado final não ficar bom.

  3. Quanto aos comentários acima. observem nas fotos que tem dois tipos de cantoneira: uma própria para os livros (ela tem dois pequenos suportes rentes à parede que sustentam a capa para não cair) a outra é uma cantoneira comum (neste caso eu adaptaria dois pequenos suportes na parede para sustentar a capa colados com dupla face). Se formos usar cantoneira comum teremos que extrair a mão francesa que vem nelas. A ideia do imã também é interessante.