Dicas

Como se organizar para uma entrevista de emprego

Uma boa noite de sono, o que levar, o que vestir e como chegar. Veja dicas de como conquistar o emprego dos seus sonhos realizando uma boa entrevista.

preparacao-entrevistas-emprego

A primeira etapa para conquistar o emprego é ter um bom currículo. A entrevista é o passo mais importante para garantir que o emprego seja seu. O recrutador tem contato direto com o candidato e pode conhecê-lo melhor. É possível passar por uma ou inúmeras entrevistas com profissionais de diferentes níveis de hierarquia na empresa, tudo vai depender do perfil da vaga.
Segue algumas dicas para mandar bem na hora da entrevista:

Pesquise sobre a empresa

O recrutador ficará impressionado se você se mostrar interessado e proativo. Hoje em dia é fácil, faça uma pequena busca na internet e pesquise informações sobre a empresa. Quando participamos de uma entrevista em que não somos informados para que empresa iremos trabalhar, tente descobrir ao menos o setor, assim pode estudar um pouco sobre o mercado. Procure saber o seguinte: Que tipo de produtos a empresa vende? Onde ficam as instalações? Quantos funcionários têm? Como se desenvolveu o negócio? Quem são os concorrentes? Que notícias sobre a empresa saíram nos últimos tempos em jornais e revistas especializadas?

Currículo/Portfólio

Mantenha sempre o seu currículo atualizado e leve-o no dia da entrevista. Provavelmente o recrutador já o tenha, mas não custa nada levar uma cópia, mostrará que você é uma pessoa organizada e preparada. Caso tenha, leve também o portfólio de trabalhos já realizados. Você deve ter com você, mas só deve ser utilizado se solicitado pelo seu recrutador.

Evite contratempos

Se você terá uma entrevista no dia seguinte e saiu para comemorar com os amigos, não abuse do álcool, já pensou acordar no dia da entrevista com uma ressaca daquelas. Cuidado também com o que come no dia anterior, ter uma dor de barriga no dia da entrevista não é bom. Pesquise o melhor caminho de casa ao local da entrevista, saia com antecedência para evitar contratempos como acidentes, trânsito, entre outros. Durma bem, para ter um bom desempenho no dia seguinte.

Não atrase

Mostre seu profissionalismo chegue alguns minutos antes do horário marcado, isso mostra que você priorizou o compromisso e se programou bem. Também é uma oportunidade de conhecer o ambiente, colocar as ideias no lugar e ficar tranquilo antes da entrevista.

Perguntas e Dinâmicas

Fale sobre você. Quais são seus pontos fortes e fracos. Mostre suas habilidades e conhecimentos. Cite características universalmente desejadas: persistência, dedicação, responsabilidade, criatividade, iniciativa e competência. Nos pontos fracos nunca mencione algo muito negativo e responda coisas positivas, como ser exigente demais ou perfeccionista.

Quanto quer ganhar?
O salário baseia-se na oferta no mercado de profissionais e no que o candidato pode contribuir para empresa. Se estiver empregado, diga que gostaria de ganhar mais do que ganha hoje. Caso esteja desempregado, diga que é uma pessoa flexível e gostaria de ganhar o que o mercado está pagando.

Por que deixou ou está deixando seu emprego atual?
Diga que busca novos desafios e oportunidades, caso esteja empregado. Mas se estiver desempregado, seja honesto. Fale se foi demitido por um corte de custos ou por outro motivo. Limpe sua barra caso tenha sido demitido por um erro. Diga que aprendeu a lição e não o cometerá o mesmo erro novamente.

Você mudaria de cidade?
Essa pergunta é complicada, mas nunca fale de cara que não iria, diga que pensará a respeito. Às vezes fechamos portas com um simples não.

Quais seus objetivos de longo prazo? Quais seus objetivos de curto prazo?
Seja objetivo na primeira, e específico na segunda. Revele seus objetivos de pessoais e profissionais. Isso ajuda a empresa a se planejar com você a médio e longo prazo.

Que animal (sorvete, cidade, objeto) você gostaria de ser?
Esse tipo de pergunta tem como objetivo avaliar a criatividade, raciocínio e revela a forma como o profissional se enxerga.

O que você procura num emprego? Por que acha que devemos contratá-lo?
A resposta é clássica, mas seja sincero. Procuro novos desafios e acredito que possa contribuir com a empresa.

Você é capaz de trabalhar sob pressão?
Cite as mais recentes e diferentes realizações de sua carreira.

O que você faz no seu tempo livre?
Fale o que gostar de fazer e que possa demonstrar suas habilidades e capacidade. Hobbies e atividades explicam como você gerencia o seu tempo e como se prepara para garantir o seu crescimento pessoal.

Comportamento: Seja positivo e otimista, não fale mal do ex-chefe ou da empresa anterior, ouça e pense antes de falar, tome cuidado com as gírias e erros de português e evite falar em excesso.

Vestimentas: A primeira impressão é que fica, portanto, se vista de acordo com o cargo que você está buscando. Homens geralmente usam terno e gravata, já as mulheres devem optar por roupas sociais de cores neutras, não usar saias curtas, decotes profundos, transparências, maquiagem e joias pesadas. Boa apresentação é fundamental: cabelos e barbas feitos, unhas cortadas e limpas.

O que posso perguntar?
O recrutador pode abrir espaço para que você faça perguntas, tenha-as preparadas, pois caso não tenha nenhuma, você pode passar uma imagem de desinteressado. Sugestões: Quais são os objetivos da empresa? Por quais resultados o cargo vai ser responsável? Quais as qualificações necessárias para ter um bom desempenho? O que é procurado no novo ocupante do cargo?

Boa entrevista e Sucesso! O emprego é seu!

Compartilhe nas redes sociais: