Dicas

Como se organizar para a vida universitária?

Enfim você passou no vestibular e começou a universidade. E agora? Como organizar a vida universitária e garantir que os próximos anos sejam prazerosos e você adquira o seu diploma?

Vida Universitária

1) Trote
O trote ou recepção de calouros acontece quando você entra na universidade. Os calouros são recebidos pelo veteranos que fazem brincadeiras. Esse é um momento importante para iniciar as primeiras amizades, fazer contatos e se enturmar. Participe somente se sentir a vontade e não for te prejudicar. OK?

2) Estudos
Tenha uma agenda para marcar provas, entregas e apresentações de trabalhos. Se não for uma de papel, marque na agenda do celular. E se você é meio desligado, utilize a tecnologia a seu favor e coloque lembretes para não esquecer as datas. Marque também contatos dos professores e colegas de sala.

Na semana de provas, organize-se para fazer as provas na semana e não deixe para fazer a substitutiva, geralmente elas são mais difíceis. Quer dicas de como organizar seus estudos? Clique aqui não fique de DP (dependência).

3) Xerox
É na faculdade, com certeza, que fará o maior número de cópias da sua vida. Fiquei atento para não gastar além do necessário. Peça para um amigo que fez a cópia, digitalize o conteúdo e depois compartilhe com todos. Só imprima se for realmente necessário, ajude o planeta.

4) Compra de Livros
Durante as aulas os professores indicarão centenas de livros de bibliografia e referências. Fique atento! Nem todos precisam ser comprados. São muitos anos de universidade, e dinheiro não nasce em árvore.

Se interessou pelo livro ou é obrigatório, primeiro veja se há o livro na biblioteca da universidade, não tendo, verifique em um sebo ou se algum amigo pode te emprestar e em último caso, se necessário, compre, veja com um amigo para dividirem o valor e vocês revezam a leitura.

5) Cursos de férias ou de curta-duração
Não se restrinja às aulas na universidade procure fazer outras atividades como curso de férias ou curta-duração. Eles são importantes pois você consegue os certificados para usar nas atividades complementares, se aprofunda em determinado assunto de seu interesse e conhece novas pessoas.

6) Kit Sobrevivência
• Lenço de Papel
• Escova e pasta de dente
• Pente
• Celular
• Guarda-chuva
• Blusa de Frio

7) Lista de Material
• Lápis ou Lapiseira
• Borracha
• Caneta Preta, Azul e Vermelha (Básicas)
• Canetas Coloridas (opcional)
• Marca-texto
• Apontador ou Grafite
• Dicionário de Português
• Dicionário de Outra Língua (inglês e espanhol)
• Fichário / Caderno / Pasta

No caso de levar notebook ou tablet para a universidade, todo material citado acima pode ser descartado. Mesmo assim é necessário organização. Divida e salve as matérias em pastas e escreva os nomes dos professores.

8) Dicas Importante
• Preste atenção na aula;
• Anote ou grave informações passadas pelo professor;
• Não leve dúvidas para casa;
• Leia a matéria e crie uma rotina de estudos;
• Reserve tempo para estudar e para relaxar;
• Resolva os exercícios propostos;
• Leia os livros obrigatórios no metro ou ônibus;
• Quando faltar, peça a um colega as anotações dele sobre a aula;
• Cuidado com as faltas;

O quanto antes conseguir um estágio ou emprego, melhor será para você, pois assim saberá se realmente é isso que quer, e já conseguirá cumprir o estágio obrigatório. Divirta-se e curta bastante esse momento. Boa sorte!