Carreira e Educação Dicas

A importância de equilibrar estudos e lazer

Conciliar bem os momentos de estudo e de lazer é imprescindível para que um estudante consiga bons resultados acadêmicos, sem sacrificar a vida pessoal. Na verdade, um desequilíbrio entre essas duas áreas da vida de um estudante podem gerar problemas graves, como desconcentração, falta de sociabilidade, fadiga, depressão, entre outros. O ideal é mesmo encontrar a medida certa para que o lazer não comprometa os estudos e vice-versa. Mas qual a importância efetiva de fazer isso? Confira:

A importância da organização do tempo pessoal

A organização do tempo pessoal é uma das atividades mais importantes que estudantes e profissionais devem ter em seu cotidiano. Um desequilíbrio entre tempo de estudos e de lazer pode prejudicar tanto o rendimento profissional e acadêmico, quanto a vida pessoal. Ou seja, o ideal é mesmo buscar um meio termo, sem ser radical quanto à separação de atividades. Por essa razão, muitas pessoas procuram organizar seu tempo pessoal durante o dia e a semana, separando horários específicos para cada atividade. Isso é ainda mais importante em momentos críticos, como vestibulares, seleções profissionais e outros processos seletivos.

Descanso do corpo e da mente para favorecer os estudos

Você sabia que o descanso do corpo e da mente pode favorecer a qualidade de seu estudo? De nada adianta ir a uma sala de aula sentindo-se cansado, com sono e exausto porque estudou até de madrugada na noite anterior. Assim o estudante não conseguirá absorver as informações passadas em sala de aula e provavelmente terá mais dificuldades para aprender. Por essa razão, é imprescindível que estudantes tenham uma rotina regular de sono (seis a oito horas por dia) e de descanso, com pelo menos um dia da semana dedicado somente ao lazer e ao tempo com a família.

Esporte para evitar o estresse

Praticar esportes é uma das melhores e mais efetivas ferramentas nas mãos de estudantes para combater o estresse decorrente dos estudos. Além de liberar endorfina na corrente sanguínea, praticar esportes também exige concentração do aluno na atividade realizada, o que é um ótimo exercício para a atenção. Esportes também são importantes para combater as dores nas costas, dores de cabeça e melhorar o condicionamento físico do estudante. Acredite, ele será necessário para aguentar baterias de provas e de horas de estudo na biblioteca!

A importância do apoio de relações interpessoais

Conciliar lazer com estudos também envolve a manutenção de boas relações interpessoais, seja com familiares, namorada ou amigos. O importante é que os estudos não prejudiquem essas relações, que servem de apoio para o estudante em momentos de estresse e de incerteza quanto ao futuro acadêmico e profissional.

Como priorizar atividades?

Focar nos objetivos profissionais e acadêmicos é a melhor forma de saber quais atividades priorizar. Por mais tentador que possa parecer ir a festas e baladas com seus amigos todos os finais de semana, verifique a qualidade de seus estudos nos dias seguintes a essas atividades e reflita sobre a importância desse tipo de lazer em sua vida no atual momento. Não seriam atividades mais tranquilas melhores para seus estudos, como cinema, almoço em família e passeios durante o dia? Procure priorizar quais atividades têm o melhor efeito sobre seus estudos, conciliando assim essas atividades de forma complementar.

O que achou dessas informações? Mais do que simplesmente um equilíbrio entre estudos e lazer, é preciso procurar a medida ideal para você e suas necessidades. Tem algumas dicas sobre como colocar isso em prática? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!